top of page

Não se sinta só, tal como você, até muitos dos famosos que conhecemos têm/tiveram uma necessidade educativa específica, veja o quão longe conseguiram ir!

 A atriz, humorista, cantora e apresentadora Whoopi Goldberg, afirmou ser uma disléxica típica. Atualmente  aprendeu a conviver bem com isso, mas não foi sempre assim pois quando era criança, o diagnóstico era quase inexistente e o seu processo de alfabetização foi difícil.

Whoopi, afirma que era a aluna problema, desafiadora, porque rasgava as provas na cara dos professores e brigava com todos os colegas, até porque era sempre a mais velha da turma, já que repetiu o ano três vezes.

Hoje, luta junto à Associação de Pais e Amigos de Disléxicos (APAD), onde é uma das diretoras, para que crianças disléxicas não sejam mais chamadas de preguiçosas ou, muito menos, de burras.

O ator Tom Cruise passou por 15 escolas em 12 anos e foi colocado em  aulas de reforço, mas alegou que a Cientologia o curou de sua dislexia, após ele se converter.

Patrick Dempsey é um ator conhecido da série Anatomia de Grey. Foi diagnosticado como disléxico aos 12 anos de idade. 

O ator afirma que, atualmente luta com a leitura dos scripts e com a memorização das falas, dizendo que por vezes isso o deixa muito inseguro.

Patrick Dempsey contratou um especialista para o ajudar com a sua dificuldade de aprendizagem, uma vez que se ele não conseguisse ler uma fala, o especialista ajudava-o.

Afirma que a dislexia fez dele uma pessoa diferente, que luta para alcançar o que pretende, nunca desistindo quando não é capaz.

Albert Einstein, em consequência das suas dificuldades para memorizações  desinteressava-se pelas aulas que exigem tais habilidades. Chegou a ser considerado "lerdo de morte". Certo dia o diretor da escola, coincidentemente o professor que dava aulas de grego, convoca-o para uma reunião e declara, entre outras coisas, que seu desinteresse pelo grego era uma falta de respeito pelo professor da disciplina, e que sua presença na aula era péssima, pois era uma mau exemplo para os outros alunos. Encerrando a reunião, dizendo que Einstein jamais chegaria a servir para alguma coisa. Analisando a sua biografia constata-se uma drástica mudança  no seu desenvolvimento que coincide com as amizades que estabeleceu influenciando-o para o estudo da ciência e a alteração do contexto familiar.  

Leonardo da vinci é um dos pintores mais famosos do mundo - autor da pintura de Mona Lisa.

Os seus manuscritos acusam o distúrbio de dislexia, uma vez que  ele escrevia de trás para frente , sendo este um traço característico de disléxicos canhotos.

bottom of page